Você está em: Sustentabilidade > Alimentos x Biocombustíveis
SUSTENTABILIDADE - Alimentos x Biocombustíveis
A sociedade moderna atingiu um estágio de desenvolvimento cultural, sócio-econômico, científico e industrial que nos pressiona a posicionar-mos e fazer escolhas que vão definir e direcionar a vida para as gerações futuras e o planeta Terra.
A exploração do meio-ambiente e seus recursos naturais atualmente têm duas vertentes:
• A produção agrícola alimentícia;
• A produção de oleaginosas, fonte de matéria-prima para produção de biocombustíveis.
A implantação desse agroecossistema para atender a esses dois fatores essenciais ao homem devem caminhar juntos, de forma equilibrada e sustentável.
Os questionamentos que vêm sendo feitos quanto a diminuição de áreas agrícolas para produção de alimentos em favor à produção de matéria-prima no campo para produção de biocombustíveis (ou sobre o avanço de desmatamentos) devem ser feitos com cuidado.
Alternativas e caminhos diversos existem. O Brasil, por ser agraciado de grande extensão de terras agricultáveis, ter variações de solo e clima e grande diversidade de espécies de plantas para cada região, nos permite uma exploração ampla e vantajosa para a produção de bioenergia. O aproveitamento de áreas marginais ou solos degradados com espécies como pinhão-manso e girassol, certamente é uma nova realidade para satisfazer uma previsão sombria, pelo menos em nossa região.
É preciso atentar que grande parte da fome mundial não se deve a falta de alimentos e sim a grande concentração de renda existente em muitos países e à falta de poder aquisitivo das populações mais probres. Sob esse ângulo, a demanda gerada pela produção de biocombustíveis pode ser a melhor oportunidade, desde a 'revolução verde', para trazer novos ares de desenvolvimento para as zonas rurais. Segundo Gustavo Best, especialista das Nações Unidas, "Se bem administrada, a produção de bioenergia pode desenvolver novas áreas... gerando novos investimentos, empregos e infra-estrutura que beneficiariam também o setor alimentício".
A Agropetro Brasil compartilha dessa visão e como empresa sustentável se estrutura na implantação de tecnologias que respeitem o equilíbrio do meio-ambiente; na geração de emprego e renda; e no desenvolvimento da comunidade ao seu redor.